sábado, 26 de março de 2011

Começar a correr - Minha técnica

Utilzarei uma técnica gradativa.

Ela auxilia o seu corpo a ir se acostumado gradativamente. Você acompanha o ritmo do seu corpo.
Há menos riscos de contusões, dores causadas pelo grande esforço e a exaustão.
Além de tornar o inicio mais agradavel é mais motivador, pois você vai conhecendo seu corpo, a cada dia há uma superação e os "efeitos colaterais" menores ajudarão a não desistir.

Começarei, nas duas primeiras semanas, caminhando uma hora por dia em ritmo acelerado. Preciso preparar e acostumar meu corpo a atividade física.

A corrida precisa de 5 minutos de caminhada antes, para aquecer. Ao final mais 5 minutos para desaquecer.
Nesse intervalo (50 minutos no total) começarei revessando corrida leva com caminhada acelerada.

Depois dos 5 minutos para aquecimento começarei a correr por quanto tempo eu aguentar, mas sem ficar exausta. Volto a caminhar até ter folego para correr mais um pouco. E assim revessando.

No inicio o tempo de corrida será pequeno e a caminhada longa, vai-se ganhando fôlego e dará para ficar mais tempo correndo e precisará de menos tempo para recuperar o fôlego.

A previsão é que em algumas semanas, intercalar com caminhada não será mais necessário. 

Tentarei acompanhar o tempo de cada "fase" para poder acompanhar minhas superações, comemorar e me motivar mais.

Duas coisas muito importantes:

Alongamento: Antes e depois de qualquer atividade física. Sem elas são grandes as chances de sentir desconforto e dor, aumenta também as chances de uma contusão. Atividade física é algo agradável e para dar qualidade de vida e não problemas.

Tênis: Não precisa ser o mais caro, nem com a maior quantidade de molas e amortecedores. Existe vários tipos desenvolvidos especialmente para corrida. No geral eles precisam absorver impacto, principalmete se voce já tem problemas na articulações (como eu que sinto meu joelho toda vez que o forço). Se for correr na esteira ela própria já absorve parte do impacto, exigindo menos do tênis.


Este vídeo é um trecho do Globo Reporter
sobre como começar a correr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário